Danger Mouse & Sparklehorse - Dark Night of the Soul



Conheci esse disco porque sou fã de Strokes e o vocalista, Julian Casablancas, canta na faixa Little Girl e como gosto de acompanhar o trabalho dos caras do grupo, acabei caindo em Danger Mouse & Sparklehorse.

Talvez uma história parecida possa ter acontecido com fãs de Flaming Lips, Pixies, Iggy Pop e até do cineasta David Lynch uma vez que o CD, lançado em 2010, é uma verdadeira obra prima no sentido auditivo e visual por contar com estas e outras ilustres parcerias e também por ter sido visualmente projetado pelo próprio David Lynch. Ele foi lançado apenas nos EUA e no Reino Unido em uma edição limitada (li em um blog que foram 5 mil cópias apenas) juntamente com um livro com fotos boladas por Lynch (acima tem uma delas: à dir. Danger Mouse, centr. Lynch e esq. Sparklehorse - lembrou os quadros do meu surrealista preferido, Magritte).

Inclusive há alguns fatos curiosamente sombrios sobre o álbum que valem a pena ser citados: o DJ e produtor Danger Mouse (Gorillaz, Beck e futuramente Snoop Dogg e U2) teve uma briga com a gravadora EMI e quem comprava o disco, recebia um CD-R em vez do CD. Um porta-voz de Danger Mouse afirmou em uma entrevista à Rolling Stone que nas cópias estaria escrito "Por razões legais esse CD-R não contém nenhuma música. Use-o como quiser". Não sei que fim deu isso, mas pelo que vi a discussão não veio ao público e tudo deve ter sido normalizado, senão não poderíamos ouvir o disco hoje, não é mesmo?

Outra coisa bizarra é que este foi o último álbum que Mark Linkous, do Sparklehorse, completou antes de cometer suicídio em 2010. E também um dos autores do disco, Vic Chesnutt, morreu de overdose por relaxantes musculares em 2009, antes do álbum ser lançado.

Estes arquivos que disponibilizo aqui vêm com a versão original e uma instrumental do CD todo, dá até pra brincar de karaokê :)

Briso ouvindo "Just War", "Star Eyes" e "The Man Who Played God" (esta última com Suzanne Vega, autora de "Luka" uma daquelas músicas que tocam na Alfa FM).

Enjoy!

Danger Mouse & Sparklehorse - Dark Night of the Soul

1 - "Revenge" (featuring The Flaming Lips) – 4:52
2 - "Just War" (featuring Gruff Rhys) – 3:44
3 - "Jaykub" (featuring Jason Lytle) – 3:52
4 - "Little Girl" (featuring Julian Casablancas) – 4:33
5 - "Angel's Harp" (featuring Black Francis) – 2:57
6 - "Pain" (featuring Iggy Pop) – 2:49
7 - "Star Eyes (I Can't Catch It)" (featuring David Lynch) – 3:10
8 - "Every Time I'm with You" (featuring Jason Lytle) – 3:09
9 - "Insane Lullaby" (featuring James Mercer) – 3:12
10 - "Daddy's Gone" (featuring Mark Linkous and Nina Persson) – 3:09
11 - "The Man Who Played God" (featuring Suzanne Vega) – 3:09
12 - "Grim Augury" (featuring Vic Chesnutt) – 2:32
13 - "Dark Night of the Soul" (featuring David Lynch) – 4:38

                                 

That's all folks!

Nenhum comentário:

Postar um comentário